Skip to main content

Temperos

As ervas aromáticas são usadas desde os tempos mais remotos para avivar sabores, recriar comidas do dia a dia. Aqui você vai ver algumas ervas mais conhecidas e também outras menos usual. Aprenda a usar corretamente as ervas, você certamente realçará o sabor de seus pratos, sem, contudo, aumentar as calorias.

Caso você ainda não as conheça muito bem, use-as em quantidade pequena até descobrir, pela prática, a proporção ideal. Também não é uma boa idéia misturar muitas ervas num mesmo prato, pois elas podem anular-se mutuamente.

Algumas ervas devem ser acrescentadas aos pratos logo no início do cozimento, e outras, só no último minuto. O tomilho, a sálvia e o louro, por exemplo, podem cozinhar por longo tempo, mas a cebolinha verde, o manjericão e o endro devem ser comidos crus ou levemente cozidos para não perderem o sabor.

Curiosidade:

Você já ouviu falar em bouquet garni? Sabe quais ervas usar?

Bouquet garni é o termo francês para um amarrado de cheiros. É usado para dar gosto a sopas, caldos, molhos, ensopados, etc. Seu tamanho pode variar, mas geralmente consiste em 1 folha de louro, 1 ramo de tomilho e 2 a 3 ramos de salsa. São amarrados juntos, com uma linha ou embrulhados em uma trouxinha de pano fino e retirados antes se servir o prato.

Leia Mais

Você pode gostar de ler também...