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É de muita fibra!

Nem todas as pessoas sabem que as fibras alimentares estão divididas em dois tipos, as solúveis e as insolúveis. Apesar das duas terem benefícios importantes para a saúde, as fibras solúveis se destacam hoje em dia por serem adicionadas à alimentos antes pouco nutritivos para aumentar seu valor nutricional.

As fibras solúveis têm um papel fundamental no processo de emagrecimento por causa da formação de gel, que reduzem o tempo de esvaziamento gástrico e com isso aumentam a sensação de saciedade. O gel formado também atua como uma barreira no intestino, impedindo a absorção de altas quantidades de gorduras.

Elas também impedem a absorção de altas quantidades de glicose, sendo particularmente benéficas para pacientes de cirurgia bariátrica que sofrem com síndromes de dumping após o consumo de alimentos com alto teor de carboidratos e indivíduos com diabetes mellitus.

Além disso, essas fibras ativam o sistema de reposição de ácidos biliares, que faz com que se retire colesterol LDL (o ruim!) do sangue para que seja convertido em novas moléculas benéficas no fígado.

As fibras solúveis também podem ser fermentadas pelos micro-organismos da microbiota do cólon intestinal causando a diminuição do pH intraluminal. A diminuição do pH também estimula o crescimento seletivo de bactérias não patogênicas, como as Lactobacilli e as Bifidobacteria, aumentando a saúde intestinal do hospedeiro.

Que tal acrescentar um pouco mais de fibras solúveis no seu dia-a-dia? Acompanhe nossas novidades para saber onde encontrá-las…

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