Skip to main content

O poder benéfico dos temperos

Coentro, alho e gengibre oferecem muito mais do que aroma e sabor as receitas. Além de temperos, estes alimentos também comprovam seus benefícios a sua saúde. Veja abaixo alguns desses benefícios.

 

 Gengibre, muito além do sabor picante.

Os alimentos funcionais com efeito antioxidante removem os radicais livres, e têm como principal função o controle e a prevenção dos processos oxidativos e degenerativos que ocorrem no organismo.

Os elementos fitoquímicos presentes no gengibre possuem essa ação antioxidante e, ingeridos diariamente, mostram potencial para modificar o metabolismo humano de maneira favorável à prevenção do câncer e de outras doenças degenerativas. Alguns outros alimentos também possuem esses compostos em quantidade maior, destacando-se frutas cítricas, alho, repolho, soja, gengibre, cebola, tomate, berinjela, brócolis, couve-flor, aveia, cebolinha, menta, orégano, pepino, salsa e açafrão.

Além disso, o gengibre contém o gingerol e o zingibereno. Estudos mostram que o gingerol foi capaz de diminuir a agregação plaquetária e reduzir os níveis plasmáticos de colesterol.

 

Coentro, cheio de antioxidantes

O coentro é originário da Região do Mediterrâneo e é amplamente utilizado na culinária brasileira, especialmente na Região Nordeste. Suas folhas frescas temperam peixes, saladas, sopas e carnes, enquanto seus frutos, erroneamente denominados de sementes, aromatizam molhos, linguiças, salsichas e licores.

Vários estudos comprovam a ação antioxidante do coentro. Isto se deve aos compostos fenólicos e aos carotenoides contido em seu talo e folhas.

 

Alho, anti-inflamatório natural

O alho vem sendo utilizado pela humanidade como alimento e medicamento desde os seus primórdios e ainda é usado em larga escala na culinária no mundo. É uma planta herbácea, cujo bulbo é fortemente aromático e chegou ao Brasil com os portugueses, na época do descobrimento.

Seus compostos ativos são: alina, alinase, alicina, ácido caféico, ácido clorogênico, ácido coumárico, ácido ferúlico, ácido fítico, ácido fólico, ácido oleanólico, dialil dissulfeto, estigmasterol, floroglucinol, geraniol, linalol, S-alil cisteína e saponina.

Estudos demonstraram uma pequena redução dos níveis de colesterol no sangue após administração oral de suplementos contendo alho e, também, da redução na pressão sanguínea.

 

 

Você pode gostar de ler também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *