Como driblar o final de semana

Como aproveitar as refeições fora de casa sem exagero

Padaria, cinema, festas… Dá para fazer escolhas compatíveis com seu regime até nos lugares onde isso parece impossível.

A boa notícia: é uma questão de costume escolher alimentos menos gordurosos e de baixas calorias nas mais variadas circunstâncias. Com um pouco de treino, você fica, sim, liberada para comer onde quer que esteja sem peso extra na consciência ou na balança.

Na padaria

Se a mera idéia de consumir um sanduíche em uma padaria ou lanchonete é capaz de provocar um abalo sísmico na sua consciência, relaxe. Foi-se o tempo em que era impossível comer bem nesses locais – hoje a maioria também inclui opções magras no cardápio. E dá para usar a criatividade e montar o próprio sanduba.

Evite

Cuidado com recheios com ovo, maionese e queijo amarelo, pois aumentam o valor calórico dos lanches. Para se ter uma noção, um hambúrguer grelhado com queijo branco, alface, tomate, mostarda e catchup tem 350 calorias. Já um similar com maionese e queijo prato ou mussarela chega a 500 calorias. Adote o mesmo cuidado na hora de escolher qualquer outro sanduíche, lembrando sempre que os detalhes fazem a diferença. Mais um exemplo para você se inspirar: enquanto um beirute clássico contém 872 calorias, um de peito de peru tem 222 calorias a menos.

Prefira

Pão integral. Embora duas fatias desse tipo tenham 160 calorias contra 134 do francês e quase as mesmas 180 de um de hambúrguer, a questão não é calórica neste caso. As fibras do integral são saudáveis e, somadas às do recheio à base de alface e tomate, fazem mastigar mais e prolongam a sensação de saciedade. Se a intenção é perder peso rápido, dispense uma das fatias do pão ou até as duas, pedindo o hambúrguer no prato, acompanhado de salada, picles, mostarda e catchup, numa soma total de 334 calorias.

No cinema

Sentada na sala de exibição, é facílimo abusar das calorias. A gente presta atenção no filme e fica comendo no piloto automático, sem se dar conta. Também é difícil encontrar nos halls de espera ofertas de lanches saudáveis – são sempre chocolates, balas, pipocas gigantes e salgadinhos. Para não correr o risco de “‘escorregar”, a dica básica é se quiser encarar uma sessão antes do jantar, não saia de casa sem comer algo. Dessa forma você chega ao cinema sem fome.

Evite

Os salgados industrializados, de pacotinho. Uma porção de batata frita ou amendoim fornecem, além de muitas calorias, uma grande quantidade de sódio, que além de engordar, faz com que retenha líquido, deixando você mais inchada.

É muito estrago para um filme só…

Prefira

Um saco pequeno (25 g) de pipoca salgada, sem manteiga. Se a vontade for por alguma coisa doce, leve um saquinho com algumas frutas desidratas ou secas como: damasco, uva passa, ameixa.

 

Na festa

É sempre uma oportunidade de comilança na base do impulso. Então, a primeira dica é não se deixar contagiar pelo clima de oba-oba e ter na cabeça uma lista prévia dos comes e bebes mais vantajosos para quem está de olho em conquistar e manter novas formas. O melhor é ter se alimentado antes de sair de casa – a não ser que você se segure para a hora em que for servido o prato quente (se a comemoração incluí-lo). Cautela com as batidas e coquetéis de frutas: eles parecem leves, mas são hipercalóricos.

Evite

Os salgadinhos fritos (uma coxinha pequena, por exemplo, tem 152 calorias), pois engordam e despertam a vontade de comer outro e mais outro… Cuidado também com os assados de massa folhada, mesmo não contendo a gordura da fritura a massa é bem gordurosa. Numa festa de criança, a tentação universal são os brigadeiros. Se não puder manter distância, ao menos avance com o freio de mão puxado e não ultrapasse o limite de duas unidades pequenas. Na hora do bolo, contenha-se e pegue o menor pedaço possível. Mostre para si mesma que é capaz de ingerir apenas 1/3 dessa fatia e volte vitoriosa para casa!

Prefira

Sem exagero consuma salgados assados e dê preferência aqueles que são abertos, tipo quiche, esfiha aberta, mini pizzas, assim diminui a quantidade de massa ingerida. Para beber, suco sem açúcar é a melhor opção. Na falta da bebida natural, apele para água com limão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *