A água é essencial à vida

Como está a sua ingestão de água diariamente? Anda esquecendo ela?
Então vai uma dica, para facilitar o consumo, procure deixar garrafinhas de água em cima da mesa de trabalho, em alguns lugares da casa em que permaneça mais tempo, assim irá lembrar-se de consumi-la.
Quando o organismo fica desidratado, todo o sistema natural de limpeza e desintoxicação fica prejudicado e retém substâncias tóxicas no corpo contribuindo para o aparecimento de cansaço, indisposição, pele e cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia.
Na prática, podemos atentar-nos também para a quantidade e a cor da urina que eliminamos. Quando a ingestão de água é suficiente, a cor é clara (quase tão transparente quanto a água) e a produção de urina é grande. Se o fluxo urinário for pequeno e a coloração estiver escura, é sinal de que o organismo precisa de mais água.
Não espere sentir sede para beber água. Estudos mostram que o centro da fome e o da sede está localizado na mesma região do hipotálamo, assim, muitas vezes a sensação de sede pode ser confundida com a de fome. A reposição deve ser feita gradualmente ao longo do dia, em intervalos regulares. Não adianta passar o dia todo sem tomar água e querer compensar tudo no firn do dia. O estômago tem capacidade limitada de ingestão de líquidos e, fatalmente, o indivíduo irá acordar a noite toda para urinar, prejudicando o bom ciclo do sono.

One thought to “A água é essencial à vida”

  1. Querida Patricia, estou acompanhando seu blog, e tenho adorado. Parabéns !!!
    Ps . Esse da água tem a minha cara, colocando garrafas onde estudava aos 14 anos que aprendi a beber água. Ate o ponto que bebi 8 litros de água num dia. Exagerada! Então comecei a manerar. Beijos
    Bom princípio a você e sua linda família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *