Adoçantes

Você sabe o que são edulcorantes? E a diferença entre ciclamato, sacarina e aspartame?

Adoçantes ou edulcorantes são substâncias com zero ou baixo valor energético que proporcionam a um alimento o sabor adocicado.

Os adoçantes podem ser classificados em artificiais ou sintéticos. Os sintéticos, como a sacarina sódica, ciclamatos, aspartame, acesulfame-K e sucralose, não apresentam valores calóricos, e os naturais, como a frutose, o sorbitol, xilitol, esteviosídeo, manitol, possuem menos caloria que a glicose presente na sacarose, o açúcar normal.

Mas antes do seu consumo é importante consultar um profissional da saúde, como uma nutricionista ou um médico. Isso porque existem algumas restrições, principalmente a diabéticos e gestantes. Além disso, as pessoas costumam utilizar adoçantes sem critérios de quantidade, o que é perigoso.

Algumas pessoas acabam utilizando uma quantidade muito grande do adoçante achando que irá adoçar mais, mas isso não é verdade. Se exagerar, irá produzir um sabor amargo e não doce. Nos adoçantes líquidos geralmente 4 a 5 gotas equivalem a uma colher de chá de açúcar.

Ainda, existem adoçantes próprios para o uso culinário, que não perdem o sabor doce. Os demais ao serem aquecidos em altas temperaturas deixam de adoçar e podem provocar um sabor amargo, estragando suas receitas.

A cada dia, as indústrias estão encontrando mais alternativas para as pessoas desfrutarem do paladar dos alimentos sem precisar sair da dieta, mas é importante conhecer o que se está levando para casa. Não basta apenas saber as características dos edulcorantes: é fundamental se habituar a ler o rótulo dos produtos, tentando identificar cada ingrediente. O mesmo produto de marcas diferentes pode ser adoçado com edulcorantes diferentes o que irá proporcionar sabores diversos. Exemplo: a gelatina tem marcas adoçadas com sacarina e ciclamato, outras só com sucralose, o sabor final fica diferente, podendo agradar alguns e outros não.

Mas lembrem-se, só por não ter açúcar não significa que podemos comer à vontade esses alimentos, que continuam contendo calorias, zero é só o adoçante.

One thought to “Adoçantes”

  1. Senti falta do seu blog , achei que tivesse acontecido algo ou vc havia desistido dele. Muito obrigada pelas informações . Beijos . Saudades .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *