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Prato de Alimentação Saudável

O prato de alimentação saudável foi criado por especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard. É um guia visual que oferece orientações para uma refeição saudável de forma simples e fácil de entender. Ele é baseado em evidências científicas e fornece aos consumidores as informações que precisam para fazer as melhores escolhas, influenciando a saúde e bem estar. As suas principais orientações são:

• Legumes : Coma uma grande variedade, quanto mais, melhor. É recomendado o consumo limitado de batatas porque esses contêm carboidratos que são rapidamente digeridos e tem o mesmo efeito que os grãos refinados e doces. Á curto prazo, estes picos de açúcar e de insulina no sangue geram fome e vontade de comer novamente e a longo prazo geram ganho de peso, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas.

• Frutas : Diariamente consuma frutas, variando nas cores.

• Cereais integrais: Escolha cereais integrais como aveia, pão integral e arroz integral. Grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem como o açúcar no corpo. Comer muitos grãos refinados pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.

• Proteínas saudáveis: Escolha peixes, aves, feijão ou castanhas, que contêm nutrientes saudáveis. Limite carne vermelha e evite carnes processadas e embutidos. Mesmo comendo em pequenas quantidades, diariamente elas aumentam o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de cólon, e ganho de peso.

• Óleos saudáveis: Use o de oliva, canola e outros óleos vegetais na culinária e em saladas, uma vez que estas gorduras saudáveis reduzem o colesterol prejudicial e são boas para o coração. Limite o uso manteiga e evite a gordura trans.

• Água: Beba água á vontade e porções de chá ou café com nada ou pouco açúcar. Limite o uso de leite e laticínios (1-2 porções por dia) e suco (1 copo pequeno por dia) e evite bebidas açucaradas.

O prato de alimentação saudável também ressalta a importância das pessoas de serem mais ativas para um melhor controle de peso.

O objetivo do Prato de Alimentação Saudável é ilustrar uma maneira de montar uma refeição saudável, que se encaixe dentro das orientações da pirâmide de alimentação saudável e não está destinado a fixar certo número de calorias ou porções por dia, uma vez que estes números variam de pessoa para pessoa.

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