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Boas opções fora de casa

Almoço de domingo na casa da sogra, uma ida à churrascaria, um cinema no shopping, aniversário ou até a refeição diária no restaurante por quilo – cada um desses lugares representa o risco de se passar da conta ou ingerir itens engordativos…

Em casa, longe das guloseimas tentadoras, é fácil manter a linha. A gente corta daqui, compensa dali e a dupla grelhado e salada garante a dieta. Quando é preciso comer fora, porém, a coisa muda de figura – e começa o real teste do quanto você incorporou as mudanças da nova alimentação à sua vida.

Em outras palavras, não dá para mudar o cardápio do buffet, nem cortar os doces da festinha infantil, mas é possível saber de antemão o que consumir e o que evitar em cada oportunidade. Veja só…

No restaurante

O ritual dos restaurantes costuma ser cheio de etapas: couvert, entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho. O saldo de tudo isso pode levar a se ultrapassar 1.000 calorias! Uma medida simples é dispensar o couvert tradicional, com pão e azeitona, e ir direto para as opções magrinhas que muitos deles oferecem. Na hora dos petiscos fique com itens como talos de salsão, erva-doce, cenoura e pepino, que têm pouquíssimas calorias. De entrada, quando a noite estiver fria, uma alternativa inteligente é sopa de vegetal, pouco calórica e nutritiva. Nos dias quentes, vá de salada sem tempero pesado – é preciso ir devagar até com o azeite que, embora seja saudável, contém 90 calorias por colher de sopa.

Evite

Massas recheadas com molhos cremosos, vegetais feitos com manteiga ou qualquer outro produto gorduroso. Se alguma sobremesa lhe parece irresistível, uma solução para saboreá-la é dividi-la com alguém, cortando pela metade o valor calórico a ser consumido.

Prefira

Pratos grelhados, assados ou cozidos. Se quiser comer uma sobremesa sozinha, faça da salada de frutas ao natural sua opção preferencial: uma taça tem 150 calorias. Se comeu demais, peça um café em seguida ao prato principal: ajuda a diminuir a vontade de doce.

Na churrascaria

Cuidado com a decisão típica “vou ficar na carne e na salada e evitar maionese, pão, fritas, farofa e cerveja”. Claro que esses acompanhamentos devem mesmo ser cortados ou reduzidos, mas nem por isso dá para liberar geral o consumo de carne. A melhor solução é começar a refeição com um pratão de salada – além de ingerir uma boa quantidade de fibras, você não fica com aquela sensação de tristeza ao comparar seu prato com o dos outros.

Evite

Itens engordativos, como linguiça calabresa, pois seu sabor picante aumenta a fome. Isso sem falar que uma única rodela contém 20 calorias – parece pouco, mas experimente multiplicar pelo número de pedaços que você ingere. Um espeto de queijo mussarela na brasa, só para lembrar, tem 304 calorias. Atenção também com a pele das “inofensivas”‘ asas ou coxas de galeto, onde se acumulam a gordura e a maior parte das calorias. Fique longe ainda das carnes gordas – especialmente cordeiro, cupim e costela – que são calóricas e duas vezes mais gordurosas do que cortes magros como a fraldinha e a alcatra.

Prefira

Um peixe na brasa, como sardinha ou pintado, ricos em gordura saudável para o coração. Cebola e tomate ajudam a forrar o estômago e são pouco calóricos. De sobremesa, experimente uma fatia de abacaxi grelhado – ajuda a digerir a carne e tem apenas 45 calorias.

No self-service

Poucos lugares são mais perigosos do que o bufê de um restaurante self-service. Tudo isso na hora do almoço, quando a fome aperta muito. Você precisará ser firme. Como é difícil escolher de estômago vazio, comece a refeição servindo-se apenas de saladas. Quando for para o prato quente, lembre-se de outra regrinha de ouro: nunca pegue mais de um tipo de proteína (é carne ou frango, por exemplo) e além de um carboidrato (arroz ou batata). Não dá para sair pegando tudo que gosta. O que também não dá certo é pensar: “vou pegar um pouco de cada coisa”, quando se dá conta o prato já está cheio.

Evite

Tudo que tiver molhos cremosos, principalmente o molho branco. Não se iluda com a inofensiva aparência dos vegetais empanados ou à milanesa. Cuidado também com os legumes de aspecto brilhante, foram refogados com muito óleo.

Prefira

Carnes, aves e peixes sempre grelhados ou assados. Assim você não corre o risco de ingerir manteiga ou óleo, o que pode representar muitas calorias a mais. O arroz integral é sempre mais indicado que o branco, não só por conter fibras, mas também por ser rico em diversos minerais. Na sobremesa, dê preferência para as frutas ao natural (em
quantidade moderada), melhores opções até mesmo para garantir energia na volta ao trabalho, já que possuem muitas vitaminas e sais minerais.
Conselhos gerais

Para não exagerar ao se alimentar na rua, sobretudo em situações especiais, tome algumas providências:

  • Se existe o risco de a refeição demorar muito para ser servida, tenha uma fruta ou castanhas com você ou pare e compre um iogurte desnatado ou peça uma vitamina de fruta com leite desnatado e sem açúcar. Assim você se previne e evita passar por jejuns prolongados que podem levar ao exagero.
  • Abra exceções que permitam aproveitar o paladar de pratos diferentes, porém mantendo a moderação no tamanho da porção.
  • Coma devagar. Isso serve para garantir uma boa mastigação e também é excelente porque você aproveita o momento e o sabor.

Veja semana que vem como driblar os alimentos calóricos de final de semana: padarias, cinema e festas!

 

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