Temperos

As ervas aromáticas são usadas desde os tempos mais remotos para avivar sabores, recriar comidas do dia a dia. Aqui você vai ver algumas ervas mais conhecidas e também outras menos usual. Aprenda a usar corretamente as ervas, você certamente realçará o sabor de seus pratos, sem, contudo, aumentar as calorias.

Caso você ainda não as conheça muito bem, use-as em quantidade pequena até descobrir, pela prática, a proporção ideal. Também não é uma boa idéia misturar muitas ervas num mesmo prato, pois elas podem anular-se mutuamente.

Algumas ervas devem ser acrescentadas aos pratos logo no início do cozimento, e outras, só no último minuto. O tomilho, a sálvia e o louro, por exemplo, podem cozinhar por longo tempo, mas a cebolinha verde, o manjericão e o endro devem ser comidos crus ou levemente cozidos para não perderem o sabor.

Curiosidade:

Você já ouviu falar em bouquet garni? Sabe quais ervas usar?

Bouquet garni é o termo francês para um amarrado de cheiros. É usado para dar gosto a sopas, caldos, molhos, ensopados, etc. Seu tamanho pode variar, mas geralmente consiste em 1 folha de louro, 1 ramo de tomilho e 2 a 3 ramos de salsa. São amarrados juntos, com uma linha ou embrulhados em uma trouxinha de pano fino e retirados antes se servir o prato.

Temperos

Quais ervas utilizar nos pratos do dia-a-dia

Alecrim: com cheiro e sabor forte enriquecem vários pratos como: carnes grelhadas e batatas assadas, é muito usado para tempero de cordeiro.

Coentro: tanto as folhas como as sementes são utilizados na culinária em peixes e ensopados


Endro (dill): tem folhas frágeis como penugem, com gosto de salsa picante e as sementes são picantes e levemente adocicadas, é um ótimo tempero para peixes e molhos à base de iogurte

Erva-doce natural: Sua semente pode ser usada em biscoitos, pães, bolos, torta de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e balas. As folhas são ótimas para saladas e para temperar o feijão branco. Nos pratos salgados, dá um toque diferente ao escabeche de peixe, às sopas, ao cozimento de castanhas portuguesas, à salada de beterraba e ao pão integral.

Estragão: com um leve gosto de anis, o estragão é uma erva muito usada na culinária francesa. Vai muito bem com pratos à base de frango, ovos, peixes, legumes, especialmente a abobrinha.

Hortelã: As muitas variedades de hortelã podem ser usadas tanto em pratos doces como em salgados. Entra no preparo de molhos e geléias para acompanhar cordeiro, batatas, ervilhas ou cenouras e chás, carne de porco e saladas de folhas. É ingrediente indispensável do tabule, prato à base de trigo típico da cozinha árabe. Na Turquia, no Líbano e em Israel é cozida junto com iogurte e com alho e é o principal tempero do kebab, cordeiro grelhado. A hortelã seca é usada para temperar coalhadas e rechear pastéis e legumes como berinjela, pimentão e tomate.

Louro: As folhas secas são muito usadas em pratos de carne, peixe, marinadas e caldos em geral.

Manjericão: muito usado com tomates, mas combina com peixe, carne, frango, crustáceos, ovos e pimentões.

Dica: O gosto ficará melhor se as folhas forem rasgadas em vez de picadas.

Manjerona: é uma erva de folhas pequenas, aromáticas, com cheiro forte e semelhante ao do tomilho. É usada em pratos de carnes brancas, como vitela, peixe e frango. Geralmente é combinada com manjericão.

Orégano: O orégano é a “versão” silvestre da manjerona. O gosto e aroma de ambas as plantas são semelhantes. Galhos frescos ou folhas secas são usados para contrabalançar o sabor forte de carnes e peixes cozidos e também para realçar o sabor de receitas que incluem ingredientes como tomates e queijo de toda espécie.

Sálvia: Deve ser usada com moderação, possui sabor forte. É excelente tempero para omeletes, suínos assados ou cozidos e queijos, como em canapés de queijo fundido. Também pode substituir o louro. É encontrada fresca ou seca (folhas inteiras ou em pó) em feiras livres ou supermercados.

Segurelha: geralmente é cozida com ervilhas e feijões, mas pode ser usada com outros legumes. Tem um sabor apimentado como se fosse uma versão amarga e aromática do tomilho.

Tomilho: é muito usado para dar sabor a carnes e nhoques. O gosto lembra a manjerona. Usada para marinadas, carnes vermelhas e frangos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *